quinta-feira, 27 de março de 2014

Interventor reuniu com novos diretores da Colossus Minerals



A primeira reunião da COOMIGASP com o novo conselho administrativo da Colossus Minerals ocorreu ontem à tarde (26), no projeto Nova Serra Pelada, em Curionópolis, tendo a frente o interventor Marcos Alexandre Mendes.

Os credores da Colossus foram representados por Nolan Watson, da empresa Sandstorm Gold – credora com maior percentual de investimento na mineradora canadense (38,8%). Também estavam presentes um possível novo investidor canadense para Serra Pelada, os garimpeiros José Antonio e Gildásio Vieira, o advogado Ivaldo Marques, do núcleo jurídico da interventoria, e Francisco Carlos Oliveira de Lima, assessor técnico e gerente de produção da COOMIGASP.

Watson apresentou a nova estrutura diretora da Colossus que já está trabalhando na reestruturação da empresa mineradora e que já foi uma das mais bem-sucedidas do ramo, em todo o mundo. Este novo conselho gestor não conta com nenhum dos antigos dirigentes da época da declaração de insolvência financeira. O representante da Sandstorm Gold também reconheceu as falhas da Colossus no passado.

Por sua vez, o interventor Marcos Alexandre expôs a necessidade da nova diretoria da Colossus tratar a COOMIGASP de forma respeitosa e como sócia ativa do empreendimento, fato que não ocorreu anteriormente e que prejudicou a relação entre a mineradora e a cooperativa de garimpeiros, além de dificultar o próprio andamento do projeto.

Para tanto, Mendes enumerou os pontos essenciais para que a recondução do projeto seja o favorável tanto para a Colossus quanto para os garimpeiros.

O primeiro deles é a volta do percentual de participação nos lucros para 49% em favor dos garimpeiros, que foi alterado de forma abrupta para 25%. O interventor também reivindicou a participação no conselho da SPCDM de representantes da COOMIGASP, o que não estava ocorrendo.
E mais: acesso sem restrições aos dados técnicos e geológicos do projeto; presença de técnicos da COOMIGASP nas instalações da mina para acompanhamento diário das operações; atendimento das condicionantes socioeconômicas que dizem respeito ao equacionamento do problema da água potável em Serra Pelada; e projetos sociais com foco na saúde e outros problemas que dizem respeito aos moradores da vila.

Sobre os pontos abordados pelo interventor, Nolan Watson propôs uma nova reunião com data a ser agendada para a segunda quinzena de abril, pois tudo precisar ser muito bem amarrado para garantir a viabilidade do projeto para ambas as partes envolvidas. “Estamos fazendo de tudo para a retomada de Serra Pelada, buscando um ponto de equilíbrio entre a Colossus e COOMIGASP, a fim de possibilitar uma retomada do projeto de forma harmoniosa e produtiva”, disse o interventor Marcos Alexandre.

2 comentários:

  1. MD Senhor Interventor COOMIASP/PA

    Caro Senhor:

    Dentre as providências que estão sendo articuladas por V. Sa. no sentido do saneamento das irregularidades existentes na cooperativa e na sua relação com a SPCDM e consorciada, que, entendemos deverão dirimir dúvidas e devolver aos garimpeiros, verdadeiros donos das riquezas de Serra Pelada, não encontramos uma das principais razões de tantos desencontros e aflições que correspondem a devolução, por parte da Colossus, das áreas de 700 hectares e 123 hectares da qual a mineradora apropriou-se de forma irregular e fraudulenta. Aguardamos que V. Sa., tome as devidas providências e a todos informe da situação em que se encontra tal questão.
    Atenciosamente,
    Pedro Paulo Delfino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Pedro Delfino, sua pergunta é muito propícia. Por ser um tema bastante complicado, ele está sendo apurado dentro das condicionantes jurídicas a fim de que a COOMIGASP, ou seja, os garimpeiros de Serra Pelada, tenham seus direitos preservados. Assim que tivermos a situação definida, todos serão comunicados.

      Excluir